Bruno Perroni
DBA SQL Server com mais de 6 anos de experiência!

SQL Server Management Studio – SSMS Dicas

Nessa postagem vou falar um pouco sobre o Management Studio (Daqui pra frente usarei o acrônimo SSMS para me referir ao SQL Server Management Studio).

A versão utilizada na postagem será a mais recente v17.9.

O SSMS é a principal ferramenta de gerenciamento para DBAs SQL Server, trata-se de uma IDE robusta com diversas opções de customização e nesse post vou tentar mostrar algumas opções que eu considero extremamente úteis durante o dia a dia.

Dica 1: Parse

O SSMS possui uma opção para a checagem de códigos antes de sua execução chamada Parse. No exemplo abaixo o script possui um vírgula e que eu executarmos o Parse é apontado o erro de sintaxe.

Dica 2: Numeração de Linhas

O Editor de texto do SSMS possui um recurso de numeração de linhas muito útil para localizar trechos de códigos com erros.

Para habilitar essa função devemos clicar no menu Tools > Options.

Posteriormente expanda o menu Text Editor > All Languages e marque o combo Line Numbers.

Dica 3: Template Browser

O SSMS possui uma galeria com alguns templates de códigos para utilizarmos de exemplo, as vezes nem sempre lembramos da sintaxe de todos os comandos do SQL e o Template Browser serve pra dar aquela mãozinha.

Para visualizar o menu clique em View > Template Explorer

Será adicionada um novo menu, geralmente do lado direito do SSMS conforme abaixo.

Dica 4: Scroll Bars

Uma nova função do SSMS que eu particularmente gostei bastante é o Preview do Scroll Bar. Um recurso muito útil para o Preview de códigos complexos.

Para habilitar esse recurso vá em Tools > Options

Posteriormente expanda o menu Text Editor > All Languages > Scroll Bars e na parte de Behavior deixe selecionado conforme abaixo.

Dica 5: Query Shorcuts (Atalhos)

No SSMS podemos definir atalhos para a execução de procedures.

Para configurar atalhos com as procedure de sua preferência vá em Tools > Options

Expanda o menu Environment > Keyboard > Query Shorcuts.

Dica 6: Reports

O SSMS possui também alguns relatórios pré-definidos para obter informações a respeito da saúde do servidor ou dos bancos de dados.

Clicando com o botão direito do mouse em cima da instância, podemos visualizar um menu chamado Reports que contém alguns relatórios pré-definidos onde podemos verificar diversas informações a respeito do servidor.

O mesmo menu está disponível clicando com o botão direito em cima do banco de dados. Só que dessa vez as informações dizem respeito ao banco de dados selecionado.

Dica 7: Selecionando e editando múltiplas linhas

O SSMS nas versões mais recentes possui um recurso bem legal, para a edição de múltiplas linhas, para utilizar basta pressionar shift+alt e as setas do teclado ou mouse para posicionar o cursor.

Dica 8: Dividir a Tela em Grupos de abas.

Também é possível visualizar duas ou mais janelas com queries ao mesmo tempo, na vertical ou horizontal.

Para isso clique em cima de alguma janela aberta e escolha a forma de visualização.

No exemplo abaixo eu dividi a tela usando New Vertical Tab Group.