Bruno Perroni
DBA SQL Server com mais de 6 anos de experiência!

Instalando o SQL Server

Nessa postagem, irei mostrar como realizar a instalação do SQL Server para fins de testes.

Mostrarei o passo a passo da instalação para um LAB simples com o proposito voltado para DEV, nesse exemplo irei utilizar o SQL Server 2014, porém o procedimento é aplicável a qualquer versão, superior ou inferior.

Bom vamos lá.

1º Passo – Iniciar o setup de Instalação.

2º Passo – Após clicarmos no setup, será aberta a tela SQL Server Installation Center com diversas opções. Iremos selecionar a opção New SQL Server stand-alone Installation or add features to an existing Installation.

3º Passo – Será aberta a tela do Setup propriamente dito, nessa tela iremos dar seguimento a instalação do SQL Server. Caso você tenha uma product key insira a mesma no campo, no nosso caso iremos com a versão de avaliação, pois trata-se de um Lab para testes.

4º Passo – Aceite o termo de uso, afinal se você não aceitar o setup não continua ¯\_༼ ି ~ ି ༽_/¯.

5º Passo – Nessa próxima tela será perguntado se queremos incluir as últimas atualizações lançadas durante a instalação, como Service Packs e Cumulatives Updates. No nosso caso iremos prosseguir sem flegar, pois trata-se de um ambiente de Lab.

6º Passo – O instalador irá realizar a descompactação de alguns arquivos necessários para o Setup prosseguir e logo em seguida fará uma validação no sistema afim de garantir que o Setup pode continuar com a instalação.

7º Passo – Na tela Setup Role seremos questionados sobre que tipo de instalação gostaríamos de realizar. Iremos selecionar a primeira opção.

8º Passo – A tela a seguir é a mais importante da instalação, pois nela iremos definir quais features iremos instalar, nessa tela devemos instalar somente os componentes que serão utilizados. Se você não for utilizar o Analysis Services, não há necessidade de instala-lo, pois só irá consumir recurso da máquina desnecessariamente. No exemplo abaixo estão os recursos que eu julgo necessários em um ambiente de Lab.

9º­ Passo – Nesse ponto iremos definir o nome da instancia do SQL Server que irá rodar na máquina. Por padrão vem configurado o MSSQLSERVER e não recomendo alterar. Caso você já possua uma instancia configurada ela será listada no quadro abaixo.

10º Passo – Na sequencia temos a tela do Server Configuration, existem duas abas importantes nessa parte, uma onde serão definidas as contas de serviço que irão rodar o SQL Server, no nosso caso iremos manter o padrão, pois não se trata de um ambiente de produção., porém é altamente recomendado que em produção seja definida uma conta de domínio para que o SQL Server rode e a outra aba é a da collation. A collation define como o SQL irá interpretar os caracteres.

11º Passo – Estamos quase terminando. Nesse passo também definimos configurações importantes do SQL, como tipo de autenticação e aonde serão armazenados os bancos de dados de sistema.

Na aba Server Configuration iremos definir o modo de autenticação, no caso iremos selecionar Mixed Mode e consequentemente uma senha para o login SA.

Na aba Data Directories, como é um ambiente de lab, manteremos os caminhos padrões, porém em produção devemos segregar arquivos de dados e logs em discos (físicos) separados.

12º Passo – Trata-se somente de um sumario das configurações selecionadas bem como o caminho do ConfigurationFile.ini, para futuras instalações silent.

13º Passo – Fim da instalação.

É isso ai galera, espero que tenham gostado do artigo.